Buscar

Convênio Farmácia: Conheça as vantagens de oferecer essa opção na sua Farmácia de Manipulação.






Você, que empreende no setor magistral, já deve ter se cansado de saber que a concorrência é um dos maiores desafios do mercado. Por isso, é um exercício constante procurar por novas oportunidades de negócio. Afinal, a farmácia deve continuar implementando estratégias para melhorar as vendas e atrair mais clientes. Uma dessas estratégias é convênio farmácia, ou seja, um tipo de parceria com empresas.

Mas como ela funciona? E quais são as vantagens desse tipo de convênio para as farmácias? Primeiro, devemos entender que o convênio com empresas tem como objetivo beneficiar ambos lados. Isso significa que a proposta que a farmácia e empresa devem acordar, deve ajudar cada um a alcançar suas metas empresariais.

Continue a leitura para saber como essa estratégia pode ser implementada!



O QUE É O CONVÊNIO FARMÁCIA?

Como falamos, é uma proposta de parcerias entre as duas empresas. Sendo assim, a empresa oferece para seus clientes, associados ou colaboradores, o convênio farmacêutico. Por outro lado, a farmácia aumenta sua carteira de clientes e pode oferecer serviços, produtos ou vantagens exclusivas. 

Além disso, é importante frisar que o convênio de farmácia foi um dos que mais cresceu no mercado ultimamente. Em sua maioria, tem sido uma opção adotada por pequenas e médias farmácias magistrais, que buscam uma maneira de se destacar frente às grandes redes farmacêuticas que possuem mais possibilidades de atração de clientes.



QUAIS SÃO AS VANTAGENS PARA EMPRESA E FARMÁCIA?

Vamos começar explicando pelo lado da farmácia. Além de obter mais clientes, a farmácia amplia sua rede de atuação e, assim, sua visibilidade. Sobretudo, é uma boa forma de aumentar a divulgação local. Imagine conseguir um convênio farmácia firmado com uma empresa ou instituição grande? Dessa forma, serão maiores as chances que a farmácia seja a primeira opção desses consumidores. E assim, uma oportunidade para fidelizar esses clientes.

Ademais, a farmácia pode realizar ações exclusivas com essa empresa ou organização. Apresentar produtos novos para os conveniados, destacar promoções, ter uma linha direta de contato (participação na newsletter ou envio de mensagens no WhatsApp de clientes) e demais vantagens.

Já para as empresas, é uma forma de demonstrar que ela se preocupa com a saúde dos seus colaboradores. Facilitar o acesso a produtos farmacêuticos também diminui as chances de ter funcionários doentes. Assim como, é uma forma de destacar o benefício do convênio com a farmácia como um diferencial e pode ser um fator relevante para reter talentos.



COMO IMPLEMENTAR UM CONVÊNIO?

Antes de sair oferecendo contratos de convênios com empresas, é essencial um bom planejamento. E isso inclui muita investigação e pesquisa sobre o mercado local e nacional, com a intenção de conhecer potenciais empresas, tipos de propostas, estudar quem seria esse público-alvo e estabelecer metas. 

Aliás, quais poderiam ser potenciais empresas para o convênio de farmácia? Essa é uma questão interessante. Em geral, empresas que possuem valores em comuns, estão mais propensas a unir forças, já que conversam uma língua muito similar. Dessa maneira, empresas ligadas à saúde podem ser uma primeira opção. Nesse caso, academias e profissionais nutricionistas constituem convênios atrativos. Afinal, esses dois parceiros possuem um público que costuma consumir produtos farmacêuticos com certa frequência. Além de que, possuem um perfil de consumidor preocupado pela saúde e bem-estar.

Por último, preparar a proposta de convênio para farmácia e apresentar seus benefícios para a empresa é etapa fundamental. Saiba enumerar e construir argumentos palpáveis e condizentes com a realidade da empresa. Dessa forma, será mais fácil atrair a organização para o convênio com sua farmácia.

1 visualização