Buscar

Cotação de Insumos, dicas importantes!

Ao cotar insumos farmacêuticos é importante que a farmácia tenha visão de seu estoque para se planejar melhor. Porém, outros fatores interferem diretamente nessa questão. Saiba aqui o que considerar na hora da cotação de insumos.

O QUE CONSIDERAR NA HORA DA COTAÇÃO DE INSUMOS?

Os preços de insumos farmacêuticos estão variando muito e não se atentar a essa questão pode mexer na sua lucratividade, impactando diretamente em sua capacidade de competição. O que fazer diante disso? Veja aqui o considerar na hora da cotação de insumos:

1. COTE COM MAIS FORNECEDORES

Cote com várias empresas e compare o que cada uma tem para ofertar, além do preço. Dessa forma você vai conhecer fornecedores mais baratos e melhores. Além disso, é importante ter uma relação de outros fornecedores para que possam te ajudar em situações delicadas.

2. ATENTE-SE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE FECHAR GRANDES COMPRAS

Saber a quantidade certa na hora da cotação de insumos é muito importante, pois isso influencia em outras questões. Ou seja, você não vai precisar comprar de novo e pagar o frete novamente. Também pode conseguir mais descontos e economizar no orçamento.

Então, sempre que você tiver com o orçamento mais livre, faça uma compra maior, atentando-se ao estoque. Não deixe que sobre insumos para evitar desperdícios com produtos encalhados.

3. CONSIDERE TER APENAS UM FORNECEDOR EM LONGO PRAZO

Entre em contato com os seus fornecedores e negocie descontos para saber com qual fechar em longo prazo. Estipule cláusulas que visam a garantia da qualidade, deixando claro sobre uma possível quebra de contrato, se o fornecedor não cumprir um dos itens. Negociar descontos em troca de todo o fornecimento de insumos farmacêuticos tem dado certo para muitas empresas.

4. SAIBA ALIAR PREÇO À QUALIDADE

Defina um ou mais elementos que sejam relevantes na hora de estabelecer critérios de seleção de fornecedores. A cotação de insumos é muito importante, mas você não deve considerar apenas o preço.

É preciso analisar a qualidade do produto ofertado para não ficar com produtos de qualidade inferior, pois isso pode acabar afetando a reputação da sua farmácia.

Para não ter problemas na hora de fazer a cotação de insumos, faça um bom planejamento.



3 visualizações