Buscar

Dicas imperdíveis para criar promoções de produtos na sua farmácias!

Criar promoções de produtos em farmácias é uma boa maneira de impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade do seu estabelecimento. Além disso, essa prática também contribui para a fidelização de clientes, pois as pessoas gostam desse tipo de ação e retornam ao estabelecimento para comprar novamente.

Sempre pensando em ajudar a sua farmácia a obter os melhores resultados, desenvolvemos este post, que apresentará 3 dicas imperdíveis para criar promoções para drogarias. Se interessou? Então confira os nossos tópicos a seguir e obtenha todas as informações necessárias para ter sucesso!


1. Planeje as ações promocionais

O primeiro passo para fazer boas promoções é o planejamento. Você precisa definir um cronograma claro, contendo um período para que os descontos sejam válidos. Assim, é possível desenvolver ações de marketing com a técnica chamada de escassez. Você pode publicar nas suas redes sociais ou em mídias tradicionais anúncios como “Você só tem até a próxima quarta-feira para aproveitar a promoção”. Assim, os clientes sentirão urgência em participar da promoção, pois caso contrário deixarão de obter benefícios. Essa estratégia aumenta bastante o interesse do consumidor!


2. Estabeleça metas e objetivos

Sempre que desenvolver ações promocionais em sua farmácia, leve em consideração que precisa estabelecer metas e objetivos a serem alcançados. Essas métricas também devem ser repassadas aos vendedores para que eles se sintam motivados a cumpri-las. As metas de vendas precisam ser sempre numéricas, como “aumentar em X% a quantidade de vendas no período da promoção”. Já os objetivos podem ser mais específicos, como zerar as unidades de um determinado produto do estoque, por exemplo. Estabelecer metas e objetivos é importante para monitorar os resultados da sua promoção de produtos e, assim, verificar o que deu certo e o que deu errado. Ao encontrar problemas, poderá sugerir melhorias para ações futuras, por exemplo.


3. Avalie os produtos que entrarão na promoção e seus respectivos descontos

É preciso ter bastante atenção no momento de escolher quais são os produtos que entrarão na promoção e os descontos que serão dados aos clientes. De nada adianta aumentar as vendas se você vender os produtos sem ter nenhuma margem de lucro, por exemplo. É por isso que você precisa criar promoções com uma visão mais estratégica e não apenas para “queimar” itens que estão parados no estoque. Imagine, por exemplo, que a última tendência da moda é pintar os cabelos de vermelho. Nesse caso, a procura por tinturas de cabelo com tons ruivos tende a aumentar muito. Que tal, então, negociar um lote maior com o seu fornecedor e conseguir um custo menor na compra? Desse modo, você poderá oferecer o produto que está em alta no mercado por um preço menor que o dos seus concorrentes. Esse tipo de ação também aumenta o ticket médio da farmácia. Afinal, uma pessoa que vai até o estabelecimento para comprar a tintura de cabelo ruiva também poderá adquirir uma maquiagem que combine com o seu novo tom de cabelo ou um medicamento que ela ou um familiar necessite.


4 visualizações