Buscar

EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS NA FARMÁCIA

No varejo, a exposição de produtos é importantíssima. Entre as farmácias, não é diferente. Prestar atenção ao modo como os produtos estão expostos, é pensar no cliente. Portanto, a exposição deve ser pensada de forma a despertar o desejo de compra nos consumidores.

Sobretudo, trabalhar o visual merchandising, ou seja, a comunicação visual de suas mercadorias, é essencial para garantir boas vendas. O grande desafio é levar o consumidor a comprar aquilo que não compraria inicialmente. Dessa forma, fazendo produtos de baixa liquidez acabarem rapidamente.

Esse objetivo é alcançado se o visual do seu negócio for estrategicamente pensado. Neste artigo, vamos ensinar algumas técnicas que você pode aplicar a sua farmácia de manipulação. Quer aumentar suas vendas com estratégias de exposição de produtos?


ORGANIZAÇÃO DAS MERCADORIAS

A dica de ouro para um bom visual merchandising é ter uma farmácia organizada. Em todos os sentidos. Evite bagunça, como:

  • Caixas caídas;

  • Produtos fora de lugar;

  • Mercadorias embaralhadas;

  • Produtos fora de sua categoria.

Se as gôndolas e/ou prateleiras estiverem caóticas, sua farmácia será mal vista pelos clientes.

Portanto, separe os produtos de acordo com função, categoria e formato. Dessa forma, o consumidor poderá encontrar com facilidade o que procura. Além disso, quando o assunto for a cor, o segredo é alternar. Uma gôndola colorida é mais atrativa do que uma monocromática.

Quando for expor suas mercadorias, os pontos dentro da farmácia contam muito. A saber, o indicado é deixar os produtos mais caros no início e os mais procurados no final. Assim, o cliente terá que passar por todos os produtos mais caros, antes de finalmente encontrar aquilo que procura.

Vale ressaltar que mesmo os produtos mais caros não devem ficar logo à porta, mas sim alguns metros depois, e sempre na altura dos olhos.

Não se esqueça de que é importantíssimo manter essa organização. Sempre após um número de vendas, dê uma boa olhada para ter certeza de que tudo está em ordem.


DESTAQUE NA EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS

Além da simples organização, você deve destacar alguns produtos. Esses podem ser os que estão em promoção ou os mais caros. Você também pode usar a atratividade de um produto para levar o público para outro. Por exemplo: se o produto A sai bastante, mas o B nem tanto, considere colocar o A próximo ao B.

Uma boa forma de destacar é colocando na vitrine e até espalhando banners pelo estabelecimento. Dessa forma, se algo está em promoção, os clientes vão querer saber mais informações. Além disso, use palavras chamativas como “desconto”. Ressalte as qualidades do produto e porque o cliente precisa dele.


ILUMINAÇÃO DO AMBIENTE

Pode parecer bobagem, mas a iluminação conta muito para a experiência do consumidor. Se alguma gôndola ou prateleira estiver mal iluminada, com certeza chamará pouca atenção.

Por isso, pense nas luzes como parte da exposição de seus produtos. Use painéis de LED, se possível. Eles chamam muito a atenção e passam a sensação de modernidade.


BANNERS EDUCATIVOS

Como comentamos anteriormente, banners são ótimas formas de anunciar promoções. Porém, podem ter outras funções. Portanto, afixar banners “educativos” é uma ótima ideia. Por exemplo, banners que ensinem seus clientes a usarem os produtos. Isso agrega muito valor à farmácia.


Espero que você tenha entendido a importância da exposição de produtos e como fazê-la da melhor forma. Para ficar por dentro de outras dicas, assine nossa newsletter!



1 visualização