Buscar

O que devo fazer para não estufar os sachês manipulados


Quando se manipulam medicamentos efervescentes, um dos problemas mais comuns é o estufamento dos sachês. Na verdade, o inchaço decorre da formação de gás no interior do material de acondicionamento; isso acontece devido reações químicas, provenientes da reação química responsável pela efervescência. A reação ocorre em presença de água, que ao entrar em contato com o ácido cítrico e o bicarbonato reagem, produzindo gás carbônico. Raciocínio semelhante ocorre com o ácido tartárico.

Assim, caso haja traços de umidade, a reação de efervescência se inicia no interior do material de acondicionamento e produz o gás que causa o inchaço do saquinho.

Para evitar esse problema, é necessário uma técnica de preparação apurada, conforme descrevemos abaixo:

1) Calcular a quantidade de cada componente, de modo a preparar todas as doses; 2) Dissecar os componentes em dessecador, no mínimo por 24 horas; 3) Secar toda a vidraria em estufa; 4) Eliminar qualquer resquício de umidade das bancadas; 5) Reduzir a umidade do local de manipulação ao mínimo; 6) Se possível, colocar sobre a bancada uma pequena capela e dentro dela uma quantidade suficiente de sílica dessecante e esperar pelo equilíbrio; 7) Se isso não for possível, manipular rapidamente; 8) Pesar cada componente individualmente; 9) Transferir todos os componentes para um frasco de vidro, com tampa, perfeitamente seco; 10) Misturar exaustivamente, por cerca de 2 minutos; 11) Tamisar em tamis de número 30 ou 20. Reprocessar rapidamente, se necessário; 12) Misturar novamente em frasco de vidro, por cerca de 2 minutos; 13) Pesar as doses individuais; 14) Acondicionar e rotular.

Portanto, um fator consideravelmente importante para a manipulação é a umidade relativa do ar, no momento em que se está fazendo a formulação. A manipulação de pós efervescentes se torna uma problemática quando a umidade do ambiente está elevada, por isso recomendamos a manipulação um local com menor umidade possível (30-35%).

7 visualizações