Buscar

Prepare a farmácia para o dia das mães

Maio está chegando e com ele o tão esperado Dia das Mães, a data comemorativa mais importante do primeiro semestre para o comércio brasileiro. Embora as intenções de compra para roupas, sapatos e eletroeletrônicos sejam a maioria para esta data, as farmacias e drogarias tem grande potencial de aumentar seu faturamento nesse período, uma vez que muitos produtos desejados pelas mulheres, no que se diz respeito a beleza, são comercializados nestes pontos de venda. O mercado mudou muito, mas o Dia da Mães ainda oferece resultados em vendas bem significativos para o varejo. O Dia das Mães é uma data imperdível para preparativos obrigatórios e pensando nisso desenvolvemos algumas ações para lhe ajudar a aumentar o faturamento nesse periodo. Prepare sua loja para ótimas vendas!!

1. Planeje uma decoração especial e a efetue antes dos demais concorrentes: todo o varejo aproveita essa data para chamar a atenção dos consumidores de forma afetiva/emocional. O investimento que fizer retornará quase certamente. A ideia de ter uma decoração encantadora pode fazê-lo se destacar entre a concorrência, que também estará fazendo de tudo para chamar a atenção do cliente nos dias que antecedem a data.

2. Emocione e cative tanto seus colaboradores internos quanto os clientes: na hora de preparar sua loja, faça um levantamento dos itens que melhor representam a emoção que o Dia das Mães anuncia. Escolha como carro-chefe de vendas os produtos que têm histórias significativas. Tenha certeza de que essa emoção estará em todas as estratégias de marketing criadas para encantar seus clientes: seja no caderno de ofertas, no site, e-mails, whatsapp.

3. Certifique-se de que o layout da farmácia está agradável: comece verificando se a loja está limpa, com piso bem cuidado e boa iluminação. Você pode criar um espaço exclusivo dedicado aos produtos do Dia das Mães, com opções de lançamentos e promoções especiais para a data. Pode também utilizar as pontas de gôndolas para essas exposições. Certifique-se de que os produtos que pretende promover estão ao alcance fácil do cliente, com ótima sinalização visual e de preços. Abuse de materiais de comunicação para destacar as promoções especiais.

4. Prepare seus funcionários: isso é importante para que eles entendam que essa é uma data fundamental para as vendas da empresa. Oriente os colaboradores para que ofereçam um bom atendimento, com simpatia e segurança. No período que antecede o Dia das Mães, a emoção é o que impulsiona a ação do consumidor por uma compra por impulso. Por isso, há produtos que fazem mais sucesso nessa data: eles evocam os sentimentos de carinho, cuidado e amor: emoções que o Dia das Mães sempre desperta. Se os atendentes estiverem preparados, esse apelo emocional vai ajudá-los a vender mais.

Se sua empresa também vende pelo e-commerce, a atenção deve estar no que o site e as outras mídias oferecem. Todos os colaboradores devem estar informados sobre os anúncios nas outras mídias, para que não percam as vendas presenciais e garantam as ofertas.

5. Facilite a vida dos clientes de última hora: brasileiros deixam tudo para a última hora. Nesse caso, a maioria dos clientes está estressado ou apressado, ou ainda não decidiu o que comprar para a mãe. O melhor que você pode fazer é facilitar a escolha do presente, fazendo com que a experiência de compra seja rápida e agradável.

Além de um espaço dedicado aos produtos típicos de Dia das Mães, como os cosméticos, ofereça também cestas ou kits exclusivos de produtos para a data. Esse tipo de item funciona bem para os clientes que estão confusos ou inseguros sobre o que comprar. Vale lembrar que os kits ajudam a aumentar o ticket médio da farmácia e podem ser a estratégia certa na hora de ajudar a vender aqueles produtos que não estão tendo a saída esperada. Ofereça, é claro, um serviço de embalagens para presente. Essa experiência de compra sempre torna tudo muito mais agradável e surpreende positivamente o cliente.


3 visualizações