Buscar

Quando e Como Aplicar Fator de Correção dos ativos

Fatores de correção são aplicados em diversas situações. Como o termo expressa, servem para corrigir teores de ativos de acordo com a circunstância: em casos de correção de umidade, para se conseguir equivalência do sal em relação à sua base (por exemplo) ou até mesmo quando o teor do ativo fornecido está abaixo do preconizado em literatura reconhecida para um determinado fármaco.


Dessa forma, deve-se aplicar fator de correção quando:

*    A substância for comercializada na forma diluída

*     A substância possuir fator de equivalência (sal em relação à sua base)

*     As substâncias estiverem diluídas na farmácia por razões farmacotécnicas e de segurança

*     Desejar calcular o teor elementar em sais minerais ou minerais aminoácidos quelatos

*    Os agentes nutracêuticos relacionados em prescrições estiverem disponíveis em forma diluída (ex.: licopeno, luteína, isoflavonas etc.)

*    For necessário fazer correção do teor e/ou umidade conforme laudo do fornecedor, se um ou ambos estiverem abaixo do limite mínimo indicado

No caso de água de hidratação, por exemplo, quando o teor de água livre for superior a 2%, procure efetuar a correção. Para isso, basta aplicar a regra de três.


Já para corrigir Fator de Equivalência, aplica-se o seguinte cálculo:

Peso molecular do sal/éster dividido pelo Peso molecular da base.

Para correção do teor indicado no certificado de análise, basta aplicar a regra de três para corrigi-lo em relação àquele indicado na literatura. Para tanto, observe as farmacopeias oficialmente aceitas ou, na ausência de citação nas mesmas, considere a especificação do fornecedor e/ou fabricante.

Quando a substância requerer cálculos envolvendo tanto o fator de hidratação, quanto o fator de equivalência e correção de teor do ativo em função daquele descrito no certificado de análise do fornecedor, aplique a seguinte regra:

Quantidade a ser pesada = quantidade prescrita no receituário X fator de equivalência sal/base X fator de correção da umidade X fator de correção do teor X unidades posológicas (número de doses solicitadas na prescrição).



10 visualizações